Existe um princípio de vida que muitos negligenciam: o princípio da Não-contradição Existencial. Ele reza o seguinte: “É impossível sentir-se seguro e sentir-se vivo ao mesmo tempo. A alma da aventura é o inesperado, o desafio, a ameaça” (J.A. Gaiarsa). Sentimos-nos vivos quando somos estimulados de diferentes maneiras. A monotonia é a morte em vida.
As pessoas lutam contra o que mais desejam, lutam contra aquilo e somente aquilo que lhes permitiria sentirem-se vivas: o desconhecido.
Abraão, o patriarca dos israelitas, teve de ir para um lugar que ele não conhecia antes de experimentar o sucesso (Gn 12.1,2). José experimentou um sucesso extraordinário em outra nação... o Egito (41.39-44). Rute libertou-se do seu passado estável em Moabe e rumou com Noemi para Belém, conde encontrou Boaz, um homem rico, e se casou com ele (Rt 1.16-19; 4.13).
Igualmente, se quisermos experimentar o sucesso incomum que desejamos, temos que ir a algum lugar onde nunca estivemos. Este é o primeiro princípio da Lei do Sucesso.