A palavra bíblica traduzida por “igreja” é eklesia (ou eclesia). A raiz do significado de eklesia é simplesmente “o povo de Deus”. A Igreja de Cristo existe em duas formas distintas: a igreja reunida (as congregações, At 16.5) e a igreja dispersa (o ambiente de trabalho, At 20.28). As duas são a verdadeira igreja. Como igreja precisamos ultrapassar as paredes físicas do templo e ministrar onde quer que nos encontremos, e isso inclui o local de trabalho.
A palavra grega do NT traduzida por “ministério” é diakonia, que também é utilizada para “serviço”. O termo que os primeiros cristãos escolheram para descrever a sua adoração foi leitourgía, uma palavra que, como a hebraica avodah podia indicar “adoração ritual”, mas também “serviço público”.
De fato, a palavra hebraica para trabalho é avodah, a mesma palavra utilizada para “adoração, ministério e serviço” (Gn 29.27; 1Cr 28.21; Ez 44.14). Na verdade, quando prestamos qualquer serviço, estamos fazendo “como para o Senhor e não para os homens” (Cl 3.23; cf. Mt 25.40). Quando servimos a alguém, servimos a Cristo. O trabalho também faz parte de “tudo” o que fazemos “para a glória de Deus” (1Co 10.31). Uns serão ministros no ambiente congregacional e outros ministros no ambiente de trabalho.
Precisamos compreender que “aquilo que os cristãos fazem no ambiente de trabalho é uma forma legítima de ministério cristão. [...] O que fazemos no ambiente de trabalho, de segunda a sábado, é realmente ministério. [...] Sempre que estamos servindo outra pessoa, estamos cumprindo um ministério bíblico!” 1
Se você é pastor de igreja, ministras à sua congregação. Se você é professor, ministra a seus alunos. Se você está dirigindo um ônibus, está ministrando para seus passageiros. Se você está servindo às mesas de um restaurante, está ministrando aos clientes. Assim como o pastor e o professor, todos os profissionais são ministros no seu ambiente de trabalho. Todos os serviços se ajustam claramente ao termo bíblico diakonia.
O cristão precisa ter um profundo sentido ministerial do seu trabalho. Fred Smith disse uma frase muito interessante para descrever isso: “Meu trabalho é minha adoração”.2 Essa não é uma afirmação mecanicista de obrigatoriedade do testemunho cristão; é algo muito mais profundo, pois diz respeito à criação de uma comunhão profunda entre cristianismo e ambiente de trabalho.
"O trabalho é proveniente de Deus; é tão espiritual ou sagrado quanto qualquer outro aspecto da criação original de Deus. [...] Isso mesmo, há uma igreja no ambiente de trabalho - somos essa igreja - e o que fazemos no ambiente de trabalho é considerado ministério, serviço a Deus e até adoração, tanto quanto aquilo que fazemos em nossa igreja aos domingos."3 "Para Deus, o trabalho faz parte de nossa adoração. Faz parte de nosso serviço ao Senhor."4
Portanto, o trabalho, sendo proveniente de Deus, é tão espiritual ou sagrado quanto qualquer outra instituição criada por Deus. Além de sagrado, o trabalho até pode ser considerado uma forma de adoração.
1. Peter Wagner. O cristão no ambiente de trabalho. Vida, 2007, p.102 e 136.
2. Laura Nash citada Peter Wagner, op.cit., p.137.
3. Peter Wagner, op.cit. p. 22, 24.
3. Peter Wagner, op.cit. p. 22, 24.
4. Mark Greene citado por Peter Wagner, op.cit., p. 23.