Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Avodah: Trabalho e Adoração.

Postado por Roberto Marques,

No hebraico bíblico, a palavra Avodah significava tanto trabalho como adoração. O poderoso significado duplo de Avodah simboliza a missão do Movimento Fé & Trabalho: ajudar os líderes a integrar as reivindicações de sua fé com as exigências do seu trabalho.

Saiba mais sobre os versículos bíblicos do Velho Testamento onde Avodah é traduzido com os diferentes significados de adoração e de trabalho, e como ela une as idéias de trabalho, serviço, lida, artesanato, produção com as idéias de adoração, serviço e ministério:

- Gênesis 2:15 - "E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”.
- Gênesis 29 - Jacó trabalha para Labão, para ganhar suas esposas Lia e Raquel.
- Êxodo 34:21 - Deus, renova a aliança com Moisés diz: "Seis dias trabalharás, mas no sétimo dia descansarás; na aradura e na sega descansarás."
- 1 Crônicas 28:21"E eis que aí tens as turmas dos sacerdotes e dos levitas para todo o ministério da casa de Deus; estão também contigo, para toda a obra, voluntários com sabedoria de toda a espécie para todo o ministério; como também todos os príncipes, e todo o povo, para todos os teus mandados.”
- Salmo 104:23 - "Então sai o homem para a sua lida e para o seu trabalho, até à tarde.”
- Êxodo 3:12“E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.”
- Êxodo 8:1“Depois disse o Senhor a Moisés: Entra a Faraó, e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.”
- Números 8:11“E Arão moverá os levitas por oferta de movimento perante o Senhor pelos filhos de Israel; e serão para servirem no ministério do Senhor.”
- Deuteronômio 10:12“Agora, pois, ó Israel, que é o que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o mês, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, ...”
- Josué 24:15“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porque eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”
Os israelitas compreenderam que o trabalho poderia ser uma forma de honrar a Deus e ao próximo, servir a Deus e ao próximo, sim, para adorar a Deus e servir ao próximo. Avodah.

Fonte: Integrating faith & work: “Avodah”. Avodah Institute. USA. Disponível em: http://www.avodahinstitute.com/integrating/integrating.shtml. Capturado em: 18.10.2009.

Related Posts with Thumbnails