Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

     
     Deus somente tem uma vontade que é expressa de duas maneiras distintas: vontade secreta (propósito) e a vontade revelada (desejo). A vontade revelada de Deus é feita conhecida em Sua Palavra, a Bíblia. Mas Sua vontade secreta são Seus próprios conselhos encobertos. Por exemplo: Através de Moisés Deus revelou a Faraó que deixasse Seu povo ir, porque isso era Seu desejo dentro da natureza daqueles acontecimentos, todavia, Ele secretamente havia decretado que Faraó endureceria o coração porque era Seu propósito considerando todas as coisas.
     Deus somente permite acontecer o que está de acordo com Sua vontade. A Sua vontade é uma só. Assim, quando Ele próprio faz algo, ou faz pelos outros, ou tolera que seja feito, ou não evita que aconteça, é porque esse algo esta de acordo com a Sua vontade. Em outras palavras, se Deus permitiu acontecer é porque era da Sua vontade que acontecesse. Deus é soberano e não tem opositores nem rivais. E o que dizer dos dois textos que se referem a Deus e a satanás com sendo a mesma pessoa? (Veja em 2Samuel 24.1 e 1Crônicas 21.1). Ou quando Ele envia anjos destruidores (Ex 12.23; 1Cr 21.15; Is 37.36; At 12.23).
      Pode ser difícil de acreditar, mas é Deus quem nos envia o Mal (Gn 45.8; Dt 30.15; Jó 42.11; Is 54.16). Amós 3.6 diz: “Sucederá qualquer mal à cidade, e o Senhor não o terá feito?” Miquéias 1.12 diz: “Porque desceu do Senhor o mal até à porta de Jerusalém”. O sábio argumenta: “O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal” (Pv 16.4). “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro” (Ec 7.14). O próprio Senhor declara: “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas" (Is 45.7). As Escrituras declaram que Deus cria o Bem e o Mal e que a Luz e as Trevas são para Ele a mesma coisa. Deus é supremo e está acima do bem e do mal. Tudo vem da única Fonte de poder: Deus.
     Embora a Bíblia afirme que “o mundo jaz no maligno” (1Jo 5.19b), Deus tem o controle de tudo. Equivocam-se aqueles que acham que Satanás está controlando o mundo e por isso, tudo que acontece de mal, vem dele. O mal vem de Deus. Tudo vem de Deus. É o que diz as Escrituras: “Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Porventura da boca do altíssimo não sai o mal e o bem?” (Lm 3.37, 38).
     No Antigo Testamento, onde o conceito do mal não existe de forma personificada e autônoma em relação a Deus, a soberania absoluta do Altíssimo é ofuscada por nada. No Novo Testamento houve uma quebra, um deslocamento da visão hebraica “MONISTA” para uma visão grega “DUALISTA” onde existe um deus benevolente um deus malévolo sendo que o mal e o bem eram realidades diferentes de origens distintas e antagônicas em poder.
     Precisamos compreender que todas as coisas, mesmo aquelas que parecem más, são, na verdade, provenientes da Fonte do Bem, isto é, de Deus. Quando Ele manda o mal ou deixa que seja praticado, a finalidade é fazer um bem maior: salvar seu povo, punir ou retribuir uma conduta iníqua, é fazer justiça ou testar a fé do indivíduo, sempre com propósito restaurador (Gn 19.24; 2 Reis 1.14; 2:24; Is 44.28; 45.1; Jn 1.17 etc.). Jesus Cristo soube bem interpretar seu sofrimento e morte na cruz como uma vontade suprema de Deus (Lc 22.42). Na verdade, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, como os gentios e os povos de Israel, estavam a serviço de Deus quando humilharam e mataram Jesus (At 4.27,28).
   Quando compreendermos isto, não mais temeremos a injustiça, a violência, a peseguição. Compreenderemos que todas as pessoas, todas as coisas e todos os acontecimentos estão cooperando juntamente para o nosso progresso (M 8.28). Se nada é nosso inimigo, não temos nada a temer.
     “O Diabo é o diabo de Deus” (Martinho Lutero). Mesmo durante os ataques mais ferozes do inimigo, Deus continua no controle! Paulo disse: “Tudo é dele, por meio dele e para ele” (Rm 11.36). Até o Diabo é o Diabo de Deus. Aleluia!!!

Related Posts with Thumbnails