Pesquisar no Blog

Trabalho e Pessoa com Deficiência

Postado por Roberto Marques,

“E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem o fez mudo, ou surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar” (Ex 4.11).

A despeito do que os familiares, as autoridades, as entidades ou empresas possam ou não fazer para promover os direitos da pessoa com deficiência, o Senhor não as deixou órfãos, desamparados, à mercê das injustiças sociais.

Infelizmente, mais que uma deficiência física ou mental, muitos estão paralisados pelo sentimento de autopiedade. Por outro lado, vemos diariamente milhares de pessoas superarem todos os tipos de deficiências conquistando grandes vitórias em todos os ramos de atividade profissional. Indivíduos que apesar das limitações impostas pela natureza alcançaram realizações acima do comum.

No mundo, milhões de portadores de deficiências constantemente nos surpreendem com seu talento, sua criatividade e sua determinação em superar obstáculos dos mais diversos graus e naturezas. Pessoas que, freqüentemente, sobrepujam todos os tipos de limitações e alcançam grandes vitórias. No esporte, na política, na educação, nas artes, na ciência, temos inúmeros exemplos de peesoas com deficiências que venceram desafios e superaram limites. Benfeitores da humanidade que conquistaram reconhecimento e fortuna.

Na área das ciências não podemos deixar de registrar o exemplo do famoso físico britânico Stephhen W. Hawking (1942- ), doutor em Cosmologia que superou as limitações impostas pela cadeira de rodas e conseguiu ocupar a cátedra que foi de Sir Isaac Newton, na Universidade de Cambridge. O internacionalmente conhecido arquiteto Oscar Niemeyer (1907- ), ao completar 100 anos de idade continuava à frente de vários projetos no país e no exterior.

Aqueles que conseguiram vencer suas próprias fraquezas e deficiências, chegando até mesmo sobrepujar os que a natureza ou a sociedade melhor haviam favorecido, são inspiração para todos os seres humanos.

Sigamos o exemplo desses homens e mulheres comuns que se fizeram paradigmas para a humanidade. Se eles conseguiram sobreporem-se a todas as adversidades, também conseguiremos.

Related Posts with Thumbnails