Pesquisar no Blog

Trabalho e Formação Profissional

Postado por Roberto Marques,

"Acrescentai à vossa fé a virtude, e a virtude à ciência,...” (2Pd 1.5).

Ninguém pode ser padeiro sem saber fazer pão ou desejar preparar um bom almoço sem possuir dotes culinários. O pão e o almoço vão ser difíceis de engolir. Nunca vai dar certo. Isto vale para toda e qualquer atividade, seja ela profissional ou não.

Em toda espécie de profissões e negócios é necessário qualificação profissional a fim de dominar um ofício. Não se pode trabalhar de qualquer maneira, e esperar sucesso.

Temos que, além de gostar, ser especialistas no que fazemos. Não basta boa vontade, é preciso conhecer bem o assunto.

Para se dirigir algum negócio é preciso, antes de tudo, obter informações diversas sobre o mercado, clientes, custos e preços, tributos e taxas, concorrentes, fornecedores, etc.; é necessário ter-se certo conhecimento da natureza humana e estudar a mente dos homens a fim de saber a melhor maneira de alcançá-los.

Ao contrário do que muita gente pensa, o que leva uma empresa ao fechamento não são os impostos ou a necessidade de crédito, mas principalmente “a falta de preparo, informação, planejamento e conhecimento específico sobre o negócio” (Sebrae). Pouca informação – eis o problema.

Há necessidade de qualificação para o trabalho.

Nunca se esqueça dos concorrentes. O mercado está cada vez mais profissionalizado. Pessoas superpreparadas, com experiência, especialização ou MBA (mestrado em administração de negócios) na bagagem são seus concorrentes. Portanto, tenha sempre em mente que quanto mais informações e foco no emprego ou negócio você tiver, mais chance terá de ser bem-sucedido.

No novo mundo a palavra de ordem agora Conhecimento. Quem tem conhecimento tem poder e quem tem poder vence.

Related Posts with Thumbnails