Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Deus, o primeiro trabalhador

Postado por Roberto Marques,

Deus foi o primeiro trabalhador. Foi Ele quem criou o Universo inteiro. A Bíblia diz, “no princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). Os dois primeiros capítulos do livro de Gênesis mostram Deus em serviço ativo, criando tudo que existe, e seus trabalhos são caracterizados como “bons” (Gn 1.10, 12, 18, 21, 25) e “muito bom” (Gn 1.31). Contudo, Deus continua a trabalhar mesmo após a primeira semana da criação. O apóstolo Paulo reconhece Deus em Cristo Jesus como o criador de tudo e que “nele todas as coisas subsistem” (Cl 1.17). O salmista declara que “não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel” (Sl 121.4). E Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (Jo 5.17). Deus é um Deus trabalhador.

As atividades de Deus associadas com a criação dos céus e da terra e todos os seus habitantes são descritas como “trabalho” (mela’khah) em Gênesis 2.2. Esta mesma palavra hebraica é usada para descrever o trabalho do homem nos Dez Mandamentos (Ex 20.9 - 10), mostrando, assim, uma conexão entre o trabalho de Deus e o trabalho do homem.

Em toda a Bíblia, Deus descreve seu trabalho usando imagens do mundo do trabalho humano (oleiro, artífice, pastor, arquiteto, construtor, guarda, fazendeiro etc.). Estas imagens ajudam o homem a relacionar o seu trabalho com o trabalho de Deus.

by Douglas Woolley. Theology of Work and Its Practical Implications. 2007, p.4.

Related Posts with Thumbnails