Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Trabalho: essência do ser humano

Postado por Roberto Marques,

"E disse deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra." (Gn 1.26).

O homem obtém os bens materiais necessários para sua existência com seu trabalho, atuando sobre o meio ambiente ativamente. O progresso produtivo é o resultado da gradativa acumulação de experiências, de hábitos e de conhecimentos da civilização humana.

Trabalho é, portanto, toda atividade realizada pelo homem, tanto manual como intelectual, executado de forma remunerada ou não, independente das suas características e das circunstâncias em que é concretizado. O trabalho contribui para o progresso científico, técnico, cultural e moral da sociedade em que vivemos.

A maioria das pessoas, no melhor dos casos, trabalha por motivos muito diversos: uns, pelo dinheiro; outros, para manter a família; outros, para conseguir certa posição social, para desenvolver as suas capacidades, para satisfazer as suas paixões desordenadas, para contribuir para o progresso social. E, em geral, encaram as suas ocupações como uma necessidade de que não podem fugir.

Entretanto, o trabalho vai além da necessidade humana de buscar sua subsistência ou realização pessoal e social. O trabalho é mais do que um gerador de riqueza. Além do valor essencial, serve também para expressar a essência do ser humano (filho de Deus). O trabalho expressa a própria personalidade do indivíduo. Quando dizemos, por exemplo, que alguém é um médico, um policial ou um artesão, estamos, de certa maneira, definindo um ser a partir do trabalho que ele exerce.

Todo trabalho deve ser realizado com a maior perfeição possível: com perfeição humana (competência profissional) e com perfeição divina (liderança servidora). Realizado assim, por mais humilde e insignificante que pareça, converte-se em obra de Deus.

O trabalho constitui uma dimensão fundamental da existência do homem sobre a terra. A Igreja precisa considerar sua tarefa fazer com que trabalhadores e empregados tenham sempre em mente a dignidade e os direitos no trabalho, estigmatizando situações que constituem violação a esses princípios.

Related Posts with Thumbnails