Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Pessoa com Deficiência e a Obra de Deus

Postado por Roberto Marques,

“Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.” (Jo 9.2,3)

Certa ocasião os discípulos de Jesus se dirigiram a um homem que era cego de nascença e perguntaram: “Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” (Jo 9.2). Essa costuma ser uma reação comum, pensar que a pessoa com deficiência está sendo punida por algo que ela ou seus pais fizeram. Mas a resposta que os discípulos ouviram foi: “Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.” (v. 3).

Sempre interpretamos o texto acima como se Deus quisesse “ser glorificado através da cura daquele homem e o tinha feito cego para que o mundo pudesse ver que Jesus tinha o poder para curar”. Essa seria uma interpretação equivocada do caráter amoroso de Deus. Prefiro crer que “as obras de Deus” são aquelas que fazemos para melhorar a vida daqueles que sofrem (veja Mt 5.16). É exatamente o que Jesus explica no mesmo texto: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. [...] Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.” (v. 4- 7).

Jesus é muito claro em dizer que “somos nós” que devemos fazer as obras de Deus. É através do “nosso trabalho” que elas são realizadas na terra e o nosso Pai que está nos céus é glorificado diante dos homens. Foi o que Jesus fez, deixando-nos o exemplo. A mistura de saliva com a terra é símbolo do nosso trabalho em benefício dos que sofrem.

Ninguém é completo, perfeito, auto-suficiente. Todo ser humano tem uma deficiência, uma carência, uma limitação. Por isso, precisamos todos uns dos outros. É somente através do trabalho de cada um, voluntário ou remunerado, que podemos fazer as obras de Deus: curar, alimentar, vestir, educar, transportar, entreter etc.

Faça da sua profissão ou negócio uma obra para Deus.

Related Posts with Thumbnails