Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Trabalho: mais em alta do que nunca

Postado por Roberto Marques,

O século XX passou para a História como a “Era do Emprego”. O século XXI já está sendo chamado de a “Era do Não-Emprego” ou a “Era do Empreendedorismo”.

Atualmente existem vários negócios especialmente para serem administrados em pequenas propriedades rurais (criações e cultivo em geral), dentro de casa (peques indústrias) e até em presídios (oficinas e fábricas). Variadas são as formas de se atender às necessidades das pessoas: venda direta (catálogos em geral), disk serviços (entregas, consertos), kit solução (recargas, festas), “personals” (ginástica, culinária), “promoters” (organização de eventos), licenciamento de produtos (personagens de cinema, games, quadrinhos), comércio eletrônico (eletro-eletrônicos, livros, roupas), turismo rural (sítios, fazendas), comunidades sustentáveis (produzem para consumo próprio)...

Quem adquire uma Franquia (O Boticário, Yázigi, McDonald’s) passa a explorar um conceito de negócio que já é sucesso. As limitações do Estado e o crescimento da chamada “responsabilidade social as empresa” têm expandido o mercado de trabalho no terceiro setor, as chamadas fundações, ONG’s e OSCIP’S (entidades sem fins lucrativos). A Terceirização de serviços por antigos empregados, que já conhecem a cultura e as necessidades da empresa, também tem ampliado as oportunidades de trabalho. A Empresa Familiar surge como opção de trabalho para integrantes de uma mesma família.

Pessoas com objetivos comuns devem se unir em associações ou cooperativas. Empresas podem se organizar e operar em redes, pólos, consócios e choppings explorando marcas coletivas, compartilhando informações, mantendo escritórios e oficinas coletivas, entre outros. A fusão ou divisão de empresas pode reduzir custos e torná-las mais competitivas.

Por meio de parcerias ou alianças estratégicas, um profissional pode aumentar sua capacidade de intervenção no mercado. Quando duas ou mais pessoas trabalham juntas, usam o potencial de uma e da outra para alcançar maiores resultados (Ec 4.9).

Concluo dizendo o seguinte: o trabalho não desapareceu, está mais em alta do que nunca.

Related Posts with Thumbnails