Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Entusiasmo: uma força divina dentro de você

Postado por Roberto Marques,

"O Espírito é o que vivifica." (Jo 6.63)

Os dicionários apresentam a interessante etimologia grega da palavra ENTUSIASMO: en, dentro; teós, Deus; asma, sopro, que significa “sopro de Deus dentro” ou “Deus dentro de nós” ou, ainda, “estar cheio de Deus”.

Adão era um ser inanimado até que Deus “soprou” o Seu próprio “fôlego" para dentro dele, e o homem “tornou-se alma vivente” (Gn 2.7;cf. 6.3; Sl 104.30). A palavra “fôlego” ou “espírito” (do hebraico ruach e do grego pneuma) pode ser traduzido como vitalidade, ânimo, coragem, disposição, atitude, humor. O espírito é a capacidade de realizar, o potencial humano. “O Espírito é o que vivifica”, disse Jesus (Jo 6.63).

Na morte o espírito do homem é absorvido pelo Espírito de Deus, que o deu (Ec 12.7; Sl 146.4; Tg 2.26). Está escrito: “...o pó (corpo) volte à terra, de onde veio, e o espírito (fôlego de vida) volte a Deus, que o deu” (Ec 12.7).

O “espírito” é a parte imaterial, divina, imortal, imutável. É a dimensão metafísica, sobrenatural, divina do homem. É o poder de Deus no homem. Portanto, o “espírito” é a sede do poder interior do homem.

Todo trator tem uma tremenda força, mas se não for ativada, não moverá um grão de areia. Embora todas as pessoas tenham uma força divina dentro de si, nem todos a utilizam. Por outro lado, aqueles que alcançaram enorme sucesso na vida, as que realizaram grandes feitos, as que obtiveram verdadeiros milagres, utilizaram de forma plena sua força interior.

Como acionar a sua força interior? Como fazer o seu poder interior trabalhar no nível máximo? Com o que Jesus chamou de . A fé não é a força, mas aciona a força (Mt 21.21; Mc 9.23). A fé é a chave que determina a quantidade de energia desencadeada. Ela pode ser “fraca” (Rm 14.1), “pequena” (Mt 6.30; Lc 12.28), “grande” (Mt 15.28) ou “extraordinária” (Mt 8.10). É o tamanho da sua fé que determinará o tamanho da sua ação. Muita fé, muita ação. Pouca fé, pouca ação. Nenhuma fé, nenhuma ação.

Portanto, não existe uma pessoa capaz ou outra menos capaz. O que existe são pessoas que acionam sua força interior de maneiras diferentes, umas mais e outras menos. Esta é a diferença entre os que realizam muito e os que realizam pouco.

Related Posts with Thumbnails