Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

o que é TEOLOGIA DO TRABALHO?

Postado por Roberto Marques,

"E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar." (Gn 2.15)

O conceito de trabalho mudou muito ao longo da História. Trabalho já foi pecado, escravidão, venda do tempo, meio de subsistência.

Segundo a aliança de Lausanne1, a Missão da Igreja inclui uma tarefa dupla: o Mandato Cultural (Gn 1.26) e o Mandato Evangelístico (Mt 28.19). Sendo assim, o Evangelho Integral2 tem sua essência voltada para o alcance não apenas do homem pecador (espiritual), mas, também, para o alcance do homem social (material).

Teologia é aciência que trata de Deus. Teologia do Trabalho refere-se ao estudo da Doutrina do Trabalho Humano. A Teologia do Trabalho busca resgatar a perspectiva bíblica do trabalho: um chamado de Deus.

A Teologia do Trabalho tem como objetivo compreender mais claramente como Deus age na vida profissional do ser humano. Também ajudar a Igreja de Cristo a superar a visão escravagista, mercantilista ou pecaminosa do trabalho. Uma Teologia do Trabalho contemporânea pretende recuperar o trabalho, baseada na idéia do homem como artífice que, à imagem e semelhança de Deus, realiza uma obra.3

A Teologia do Trabalho contribui para a mudança do pensamento dualista de separação entre Religião e Trabalho. Ao mesmo tempo, prega uma nova consciência teológica social, no sentido de tornar o trabalho mais humano.

A Teologia do Trabalho auxilia os cristãos a verem o ambiente de trabalho como uma extensão do Reino de Deus, um local de adoração, um ministério, um serviço a Deus e ao próximo. Um lugar onde o ser humano expressa sua vocação em uma profissão ou negócio. Um lugar onde somos abençoados e nos tornamos uma bênção.

1. Congresso Internacional de Evangelização Mundial em Lausanne, Suíça, de 16 a 25 de julho de 1974. Onde a Missão tomou o seu sentido mais amplo, pregando o evangelho de Cristo aplicando seu conteúdo em todos os seguimentos da sociedade, como na política, economia, educação, trabalho etc.
2. O Evangelho Integral, ou Evangelho Pleno, contempla o indivíduo em sua totalidade: espiritual, física e social. Deus salva, cura e faz prosperar.

3. A. R. Gomes - Dicionário LEXICON.

Related Posts with Thumbnails