Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Sucesso: não basta trabalhar duro

Postado por Roberto Marques,

“Disse Jesus a Simão: Faze-te a o mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas sobre tua palavra, lançarei a rede” (Lc 5. 2,5p).


Fracasso é objetivo não alcançado. Significa trabalho infrutífero, esforço sem resultados, pesca sem peixe.

Mas o trabalho, em si, não garante o sucesso. O trabalho é uma premissa para o sucesso. O trabalho é parte do caminho, mas não é o caminho todo. Muitas pessoas trabalham como condenados e nada conseguem.

Não é correto dizer que “Deus ajuda quem cedo madruga”. A verdade é que Deus ajuda quem vai ao mar alto e lança as suas redes para pescar. Quando observamos um profissional bem-sucedido, estamos olhando para alguém que, consciente ou não, cumpriu esta ordem de Jesus.

Mas o que é ir ao mar alto e lançar as nossas redes para pescar? São basicamente as duas premissas básicas para o sucesso: (1ª) pensar grande: “Faze-te ao mar alto,...”; (2ª) trabalhar com humildade e profissionalismo: “... e lançais as vossas redes para pescar.” Sair da beirada, do raso, da mediocridade profissional. Ser diligente. Utilizar os recursos que possui. Saber bem o que está fazendo. Eis o segredo do sucesso.

No primeiro milagre público de Jesus, Sua mãe Maria falou aos serventes: “Façam tudo o que ele lhes mandar” (Jo 2.5 – NVI). Eles fizeram e o milagre aconteceu: a água se transformou em vinho. Se Deus falou, é para fazer (2Rs 5.14; Js 6. 1-20; Ex 14.15,21; Jo 9. 6,7). Quando Jesus dá uma ordem, Ele também dá juntamente o poder para realizá-la (Js 1.9; Mt 28.20).
A noite era o melhor horário para pescar com redes nas claras águas do lago de Genesaré. Agora parecia inútil lançá-las à luz do sol. Simão nos ensina aqui uma importante lição de fé: fazer tudo o que Jesus mandar, ainda que pareça algo ridículo, improvável, incomum ou impossível. Mas se Deus falou, é para fazer.

Simão recebeu ensinamento do maior Mestre que este mundo já conheceu. Podemos hoje, como Simão, aprender dAquele que falava como “homem algum falou” (Jo 7.46).

O trabalhador cristão não deve temer as notícias negativas, relatórios pessimistas, estatísticas apavorantes ou previsões incrédulas. É unicamente sobre a Palavra de Cristo que ele deve sair e labutar pelo seu pão cotidiano.

Alguns milagres dependem apenas de mais uma tentativa. Se Jesus manda você ir ao mar alto e lançar a suas redes para pescar, então vá! O sucesso está lá.

Related Posts with Thumbnails