Pesquisar no Blog

Homo Concursus: o-ser-para-o-concurso-público

Postado por Roberto Marques,

O estado de guerra permanente nas empresas, os baixos salários, a instabilidade profissional, propostas de trabalho absurdas, carga-horária desumana, humilhações no cotidiano e o assédio moral, criou uma nova categoria de seres: o Homo Concursus. Depois do Homo Hierarquicus de Louis Dummont, e do Homo Religiosus de Mircea Eliade, o “Ganso Gracioso” propõe uma nova categoria: O HOMO CONCURSUS.1

Todos os indivíduos que sabem ler repetem de maneira contundente: VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO PARA CONCURSO? Milhões de brasileiros estão atualmente estudando para concurso público. As escolas de ensino médio estão formando para o concurso público. Inclusive, nas grandes livrarias existe um setor especial para "CONCURSOS".

Se Heidegger fala de um ser-para-a-morte, o “ganso Gracioso” fala de um: ser-para-o-concurso. Multidões de seres humanos vivem imersos no terror e na espera de serem aprovados num concurso. Para eles, a felicidade só virá após a aprovação num concurso público.

Mas como ficará a grande massa de concurseiros fracassados? Porque é lógico que não há vagas suficientes para todos. O que farão para ganhar o pão de cada dia?

1. Ganso Gracioso. Homo concursos – o ser-para-o-concurso-público. Disponível em: <http://www.overmundo.com.br/overblog/homo-concursus-o-ser-para-o-concurso-publico>. Capturado em: 17.09.09.

Related Posts with Thumbnails