Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Você Nasceu para Liderar

Postado por Roberto Marques,

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." (Gn 1. 27,28)

As primeiras palavras que Deus disse ao ser humano incluíam a ordem para que ele dominasse e subjugasse a terra. O significado é radah e quer dizer "calcar, prevalecer, liderar, reinar, governar e exercer autoridade". Esse mandato envolve todo o meio ambiente. Uma ordem para a penetração em todas as áreas do conhecimento, da comunicação, da tecnologia, da política, da educação, das artes, da produção, das ciências, das finanças etc. É o que chamamos de "Mandato Cultural".

Segundo o dicionário, “mandato” é uma “autorização que alguém confere a outrem para praticar em seu nome certos atos; procuração, delegação; missão, incumbência”. O ser humano recebeu de Deus um “mandato em causa própria” que é “aquele em que o mandatário [quem recebe o mandato] age com poderes para administrar certo negócio como coisa sua, auferindo todas as vantagens dele provenientes”. O Senhor nos entregou o domínio da terra para que dela tirássemos proveito (Ec 2.24; 5.19; 7.14p; Sl 8.6,7).

O mesmo dicionário também define a palavra “cultura” como “ato, efeito ou modo de cultivar; cultivar: fertilizar pelo trabalho; dar condições para o nascimento e desenvolvimento de”. O “domínio” do homem sobre a terra se realiza mediante o TRABALHO. Com a Queda, o trabalho deixa de ser algo prazeroso e passa a ser penoso, duro, extenuante. É a maldição da terra – “maldita é a terra” (Gn 3.17) - e não do trabalho.

Deus não falou apenas ao primeiro homem. Adão, mas também a toda humanidade, pois dentro daquele homem estavam as sementes de toda a raça humana. O propósito do criador era para que o ser humano tivesse autoridade e domínio com Ele e por Ele. Seu intento era dividir com a humanidade o seu poder e a sua administração sobre a criação.

O Mandato Cultural é o trabalho em todas as suas formas. Todo trabalho positivo, manual ou intelectual, eclesiástico ou profissional, remunerado ou não, contribui para a melhoria da sociedade, para que reflita os valores e o estilo do reino de Deus. Deste modo, o trabalho aponta para a obrigação de o homem viver ativamente no mundo e não para se afastar dele.

Related Posts with Thumbnails