Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Trabalho e Dons Espirituais

Postado por Roberto Marques,

“A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.” (1Co 12.7 - NVI)

Os Dons Espirituais (em grego charisma) significa “um favor que a pessoa recebe sem mérito próprio”. Os dons são bens espirituais considerados sempre como uma concessão divina (1Co 12.4-11).

“Um dos importantes problemas dos que freqüentam templos dedicados ao culto cristão e dos que professam a religião hoje em dia é achar que tudo o que existe ou pode existir a partir de DEUS, ou circunstâncias para DEUS ou aquilo que vem de DEUS, são de uso exclusivo da igreja, ou na igreja” (Wesley Bandeira, 1999).

Todavia, na igreja primitiva os Dons Espirituais existam para o bem do povo na sua vida comum. A sua utilização não ficava restrita à área dos templos, mas se aplicava no dia-a-dia do fiel. Eram usados em todo o tempo, em todo o lugar e em todas as situações, inclusive nos negócios. Os Dons Espirituais eram úteis no ambiente de trabalho, aumentando o potencial humano, exercendo influência, substituindo conceitos e valores, gerindo fatos e proporcionando mudanças.

“A expressão ‘A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para proveito comum’, se escrita em grego seria assim: HEKÁSTOO DÉ DODOTAI HEE FANAROOSSIS TOÚ PRÓS TÓ SUMFERON, e o significado é que: é dada manifestação do Espírito para o bem estar da pessoa, seu lucro e prosperidade. Este é o significado da palavra SUMFERON.” (Wesley Bandeira, 1999).

Embora Wesley Bandeira concorde com a idéia de um proveito comum a todos, a idéia do texto, segundo ele, “é lago primeiramente pessoal e individual e posteriormente extensivo aos outros”. A palavra “comum”, que aparece no final desta frase na versão em português, não está no original, segundo o escritor. De qualquer forma, o Senhor nos ensina que você só pode abençoar o conjunto se tiver bênçãos para dar (Gn 12.2;Jo 4.14).

Deus olha a igreja como um todo, onde ela estiver, e não somente algumas pessoas reunidas em um templo num determinado dia e horário.

Concluímos, então, que todos os Dons Espirituais citados na Bíblia, geralmente ensinados que são de uso exclusivo da e na igreja, podem ser usados também no ambiente de trabalho, concedendo ao fiel oportunidade de melhoria de condição de vida pessoal e comunitária.

1. Wesley Bandeira. Inteligência espiritual. São Paulo: Reino Editorial, 1999, p.64.

Related Posts with Thumbnails