Pesquisar no Blog

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

ROBERTO MARQUES DE SOUZA

DEUS E O TRABALHO: A ATUAÇÃO DIVINA NA VIDA PROFISSIONAL DO SER HUMANO


Resumo de Tese submetida à FATEF - Faculdade Aplicada de Teologia e Filosofia, como requisito necessário para a obtenção do título de Doutor em Teologia.

Orientador: Prof. Dr. Walter Cristie Silva Aguiar.
Área de Concentração: Teologia Sistemática.
Conclusão: Agosto/2009
Número de Páginas: 123.

Este trabalho de pesquisa constitui uma reflexão sobre a atuação de Deus na vida profissional do ser humano. Realizamos esta pesquisa através de um estudo bibliográfico sistemático procurando compreender o fenômeno do Trabalho dentro de um contexto mais amplo do Evangelho de Cristo. Observamos que a Igreja tem considerado o Trabalho algo separado do reino espiritual e inferior a ele, desvalorizando a esfera material do ser humano e supervalorizado sua dimensão espiritual. Podemos constatar também, que o desapreço pelas questões estruturais e existenciais da vida humana, tem contribuído, muitas vezes, para uma eclesiologia parcial. Quando localizamos o trabalho e as ocupações profissionais num mundo “inferior” desenvolvemos uma espiritualidade apenas verticalizada, sem considerar arealidade à volta, há uma tendência enorme de se fechar os olhos para as necessidades do mundo presente e fazer da crença no mundo porvir uma fuga da realidade. A vida eterna no Céu é a realização plena da bendita esperança da Igreja, e não escapismo, alienação. Enquanto esse glorioso dia não chega, continuamos dentro de um contexto em que os crentes, como portadores de uma mensagem de transformação social, devem voltar-se, simultaneamente e necessariamente, para as coisas do espírito integradas as demandas horizontais da vida, inclusive na vida profissional. Este estudo é uma contribuição, não fechada e acabada, forjada sob aluz de diretrizes da Teologia do Trabalho, objeto de estudo de grandes teólogos brasileiros e internacionais. Sendo assim, esta pesquisa busca uma perspectiva de superação da visão dualista entre o “sagrado” e o “profano” que contaminou seriamente o cristianismo no sentido da construção de novos cidadãos para uma nova sociedade, mais livre e mais justa, ou seja, que esta pesquisa contribua para compreendermos o nosso chamado para o serviço e que Deus está pronto para abençoar nossa atuação profissional e assim assumirmos nossa missão de transformação social.

Palavras-chave: Trabalho, Deus e Trabalho, Integração Fé e Trabalho, Missão Integral, Sucesso.

Related Posts with Thumbnails